26.7.10

S. JOAQUIM e S. ANA, pais de Nossa Senhora (26 de Julho)

"Oh bem-aventurados esposos, Joaquim e Ana, verdadeiramente sem mancha! ... como disse uma vez o Senhor: Pelos seus frutos os conhecereis.

Estabelecestes as normas da vossa vida do modo mais agradável a Deus e digno d’Aquela que de vós nasceu. No vosso convívio casto e santo educastes a pérola da virgindade, Aquela que havia de ser virgem antes do parto, virgem no parto e ainda virgem depois do parto; Aquela que, de modo único e excepcional, conservaria sempre a virgindade, tanto na sua mente como na sua alma e no seu corpo.

Oh castíssimos esposos, Joaquim e Ana! Guardando a castidade prescrita pela lei natural, conseguistes alcançar, por graça de Deus, o que excede a natureza, porque gerastes para o mundo a Mãe de Deus, Mãe sem conhecer varão. Levando ao longo da existência humana uma vida piedosa e santa, gerastes uma filha que é superior aos Anjos e agora é rainha dos Anjos."
NEste dia costuma celebrar-se o dia dos avós. Mas como resulta das palavras de S. João Damasceno acima citadas, serviria muito bem como dia dos pais.

Sem comentários: