28.1.13

A VERDADEIRA CONSPIRAÇÃO OPUS DEI

O DN continua hoje a série de artigos sobre o Opus Dei.

Como se escreveu aqui ontem, depois de tanta cobertura mediática e da publicação de, pelo menos, 76 livros sobre o tema, já nada de novo parece transparecer:
  • Há mais de 10 anos, foi publicado este livro, no qual 50 personalidades falavam sobre as suas ligações ao Opus Dei. Entre estas, 2 ex-presidentes da AR, banqueiros e um jogador da "geração de ouro" do nosso futebol. Ou seja, os mesmos que o DN agora menciona.

  • O papel da Irmã Lúcia na entrada do Opus Dei em Portugal e a desconfiança de algumas autoridades portuguesas em relação ao Opus Dei é contada neste livro de 2002 e foi objecto de uma artigo no site do dito cujo em 2005, aquando do falecimento da Irmã Lúcia.

  • As estatísticas sobre a evolução do número de membros do Opus Dei estão disponíveis no Anuário Pontifício e também neste site.

  • Mortificação corporal ? Duas palavras: Dan Brown.
  • Existe uma pessoa do Opus Dei que é contra o aborto? Escândalo seria se fosse a favor (mesmo que não fosse do Opus Dei ou não fosse Católica)...
  • 50 milhões de euros ? A revista Sábado publicou no anos passado um artigo sobre o património do Opus dei... nessa altura isso foi novidade (pelo menos para mim) ... mas já passou um ano.
  •  Listas de livros  anti-católicos, heréticos, imorais, pornográficos ? Está na Internet e não fazem bem a ninguém.

Então, porque razão continuam os media a dar tanto destaque à organização?

Parece-me ser esta a verdadeira conspiração que envolve o Opus Dei:
a constante campanha mediática à volta da prelatura que suscita grande curiosidade entre o público e se traduz em novas adesões e redobrada influência.

As notícias negativas, que misturam mistério, dinheiro e poder, contribuem de forma especial para este fim.

 É mentira ? Então leia-se este artigo disponível no site do Opus Dei: "Estou em dívida para com Dan Brown".

Repare-se que até os sites de supostos ex-membros do Opus Dei publicitam os documentos da Obra !  A mim não me enganam eles ...


 Graças a estas verdadeiras campanhas publicitárias, o Opus Dei "vende" bem.

Ontem testei esta hipótese. Escrevi um post que se chamava "DOCUMENTOS SECRETOS DO OPUS DEI". O que aconteceu foi o que se pode observar no gráfico seguinte:


Duplicação da média de visitas diária e recorde de visitas num Domingo. A palavra-chave mais utilizada para chegar ao blog foi "opus dei" e ouve alguém que escreveu "opus dei contacto" !

A questão é que, como se verá amanhã, a imagem mediática da Obra é publicidade enganosa.

Sem comentários: