11.4.18

Gaudete et Exsultate: Papa Franciso manipula citações de Tomás, Boaventura, Agostinho e do Catecismo

Tradução automática de um artigo da Nuova Bussola Quotidiana:

Uma exortação, muitas citações erradas (não por acaso)

  • ECCLESIA
  • 2018/04/11


  • Boaventura, Tomé, Agostinho e também o Catecismo: algumas passagens fundamentais da Exortação Apostólica sobre a Santidade mostram citações parciais que distorcem o significado dos autores.

  • Como já havia acontecido com Amoris Laetitia para São Tomás , também na exortação apostólica Gaudete et Exsultate (GE) , apresentada segunda-feira,infelizmente devemos encontrar algumas citações "criativas" para apoiar afirmações e teses sem relação com a tradição.

  • Vamos começar do parágrafo 49, onde até mesmo um trio deve ser sinalizado.Nós estamos na parte da Exortação dedicada aos Pelagianos, aquela em que o Papa bate mais prontamente naqueles que consideram as ameaças mais sérias da Igreja. O papa está zangado com aqueles que "se voltam para os fiéis dizendo que tudo é possível com a graça de Deus", mas "no final, eles geralmente transmitem a idéia de que tudo pode ser feito com a vontade humana". Desta forma "afirmamos ignorar que" nem todos podem fazer tudo "». A referência à nota 47 indica a referência à obra de São Boaventura As seis alas dos serafins e ao fato de que esta citação deve ser entendida na linha do Catecismo da Igreja Católica (CCC), parágrafo 1735 (aquela dedicada à imputabilidade da Igreja Católica). ação). Logo depois, São Tomás é citado como tendo dito que "nesta vida as fraquezas humanas não se curaram completamente e de uma vez por todas pela graça"; e finalmente Santo Agostinho, para reviver a tese do possível bem, já abundantemente apoiado em Amoris Laetitia (AL), e que o livro do padre Aristide Fumagalli sobre a teologia moral do Papa Francisco (do famoso colar desajeitado patrocinado por Viganò) mostra ser funcional para a possibilidade de adquirir e admitir à Comunhão aqueles que continuam a viver mais uxorio (para a análise do livro de Fumagalli, nos referimos a um próximo artigo).

  • É claro que a presença da graça, como diz Tomé, "não cura totalmente o homem" (I-II, Q. 109, A. 9, ad 1); mas aqui Thomas explica que a ajuda da graça presente ("ser movido por Deus para funcionar bem") também é necessária para aqueles que já têm o hábito de santificar a graça, porque no homem a carne continua fraca. Mas essa graça não cura o homem totalmente não significa que o homem possa se encontrar em situações para as quais, com a ajuda da graça, é impossível para ele guardar os mandamentos de Deus. Essa é exatamente a linha interpretativa de AL que " autoriza "- obviamente em certos casos - atos devidamente casados ​​entre pessoas que não são casadas.

  • Que o texto da GE joga com a ambiguidade, é bastante evidente a partir das citações omitidas ou cortadas. Veja a citação da obra de São Boaventura, escrita para expor as virtudes de um superior religioso. A sentença citada é a seguinte: "Nem todos podem fazer tudo", uma expressão tirada de Siracide e apresentada por Bonaventura para lembrar os superiores de não exasperar os que estão em dificuldade de reprovação: "eles podem suportar suas aversões e fraquezas com uma alma paciente" ». Esta recomendação deve ser entendida não à luz do parágrafo do Catecismo, que trata da imputabilidade de uma ação (que nada tem a ver com o contexto da escrita do santo franciscano, mas que é bastante reveladora de para onde se quer ir parare), mas ao que é afirmado no capítulo imediatamente anterior (II, 9), a saber, que "em primeiro lugar as transgressões dos mandamentos de Deus são evitadas e condenadas; então as transgressões dos preceitos invioláveis ​​da Igreja, etc. ». Mas não há nenhum vestígio disso na Exortação.

  • Em Sant'Agostino, um pior destino é devido. O texto retirado da Natureza e da graça é, portanto, relatado no § 49 da GE: "Deus convida você a fazer o que puder e" a perguntar o que você não pode "". Concluir. O texto completo, no entanto, é o seguinte: "Deus, portanto, não comanda coisas impossíveis, mas ordena que vocês façam o que puderem e peçam o que você não pode! E agora nós podemos ver de onde o poder vem para o homem e onde o poder vem dele ... Eu digo: "Certamente depende da vontade que o homem não está certo, se ele puder por natureza, mas será remédio para dar à natureza do homem o poder que já não tem para o vício "».

  • O texto completo deixa claro que é precisamente a graça que faz o que a natureza não pode fazer. E o que Deus ordena que o homem peça, para que ele obtenha o que ele não pode? Isto é explicado pelo Concílio de Trento, que se refere a esta afirmação de Agostinho: "Ninguém deve fazer a sua própria expressão precipitada, atingida pelos pais com o anátema, segundo o qual os mandamentos de Deus são impossíveis de observar para o homem justificado. "Deus, de fato, não comanda o impossível; mas quando ele ordena você, ele adverte você para fazer o que puder, para pedir o que você não pode ", e ajuda você para que você possa ... Aqueles que são filhos de Deus, amem a Cristo; aqueles que o amam ... mantêm sua palavra, o que certamente é possível com a ajuda de Deus "(DH 1536).

  • Deus, portanto, nos ajuda a poder, aquilo que não pode ser humanamente; os mandamentos não são impossíveis de observar. Não há vestígios disso na GE, que prefere não encorajar a confiança na graça, mas sim dar tapas aos novos pelagianos, que são até censurados por confiarem pouco na graça. Naturalmente, pensar em poder observar a lei sem graça é uma atitude tipicamente farisaica, como Veritatis Splendor (VS) recordou, 104. Mas a solução não é censurar aqueles que dizem que com graça é possível guardar os mandamentos de Deus, mesmo em situações isso parece impossível. Por outro lado, há outra atitude muito atual, lembrada por VS, 105: "É pedido a todos uma grande vigilância para não serem contagiados pela atitude farisaica, que alega eliminar a consciência do próprio limite e pecado, e que hoje se expressa em particular na tentativa de adaptar a norma moral às próprias capacidades e interesses e até mesmo à rejeição do próprio conceito ". Por exemplo, como quando a regra é dissolvida em casos individuais.

  • A atitude cristã está em um impulso maior que reconhece ao mesmo tempo sua própria miséria, a necessidade da santidade de Deus e sua misericórdia que torna possível ao homem o que com sua própria força é impossível: "Aceite a" desproporção " entre a lei e a capacidade humana, que é a capacidade das únicas forças morais do homem deixadas a si, inflama o desejo de graça e a predispõe a recebê-la "(VS, 105).

  • Não menos grave é o caso do § 80 da GE, que inaugura o comentário sobre a bem-aventurança evangélica dos misericordiosos: "Mateus resume isso em uma regra de ouro:" O que você quer que os homens façam a você, você também faz isso a eles " (7,12). O Catecismo nos lembra que essa lei deve ser aplicada "em todos os casos", especialmente quando alguém "às vezes se vê diante de situações difíceis que tornam o julgamento moral incerto".

  • A lei da misericórdia deve, portanto, ser aplicada em todos os casos,especialmente em situações difíceis. Os artigos do Catecismo mencionados aqui (notas 71 e 72) não dizem exatamente isso. N. 1787 não apenas nos lembra que a consciência pode às vezes se encontrar em situações difíceis de discernir moralmente, mas também que, nesses casos, a pessoa "deve sempre buscar o que é certo e bom e discernir a vontade de Deus expressa na lei divina". Por esta razão, o próximo número ensina que "algumas regras se aplicam em todos os casos", como relatado na GE, mas antes da regra de ouro afirma-se que "nunca é permitido fazer o mal porque deriva um bem". Curiosamente, a referência à lei divina e ao fato de que o mal nunca pode ser feito desaparece da exortação sobre a santidade.

  • Mas encontramos a mais séria distorção no § 106 : "Não posso deixar de recordar a pergunta feita por São Tomás de Aquino quando perguntados sobre quais são nossas maiores ações, quais são as obras externas que melhor expressam nosso amor por Deus. Ele respondeu, sem duvidar que eles são obras de misericórdia para com os outros, ao invés de atos de adoração ". E o texto de II-II é relatado, q. 30, a. 4, ad 2: "Não exercitamos a adoração de Deus com sacrifícios e ofertas externas por si mesmo, mas para o benefício de nosso próximo e de nosso próximo: ele não precisa de nossos sacrifícios, mas quer que eles sejam oferecidos a nós. devoção e para o benefício do próximo. Portanto, a misericórdia com a qual a miséria dos outros é ajudada é um sacrifício que é mais aceitável para ele, assegurando-lhe mais de perto o bem dos outros ".

  • Para a verdade, Tomé se perguntou "se a misericórdia é a maior das virtudes" e conclui que ... "a misericórdia não é a maior das virtudes"! Porque, explica Tommaso, "no homem que tem Deus superior, a caridade que o une a Deus, é superior à misericórdia, que substitui as deficiências do próximo". A misericórdia é maior "entre todas as virtudes que dizem respeito ao próximo", mas não em termos absolutos. E a resposta 2, relatada na Exortação, explica de maneira simples e coerente por que a misericórdia é superior às obras de culto, entre as virtudes que dizem respeito ao próximo (e não a Deus).

  • Era correto lembrar que para Tomás a maior virtude é a caridade, porque nos une a Deus, e o amor de Deus se realiza na observância de sua palavra (cf. Jo 14, 23) e é a constatação do amor. aos irmãos. Muitas vezes, com efeito, ele se refere corretamente ao fato de que o amor ao próximo realiza o amor de Deus e é, portanto, um compêndio da lei, mas esquece que o amor a Deus - o único que deve ser amado "com tudo" - é condição e prova do nosso amor ao próximo, como São João recorda: "Sabemos disso que amamos os filhos de Deus: se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos, porque consiste no amor de Deus, na observância dos seus mandamentos e os seus mandamentos não são penosos "(1Jo 5,2-3).

  • Então, para dizer que "o critério para avaliar nossa vida é, acima de tudo, o que fizemos com os outros. A oração é preciosa se nutre uma doação diária de amor.Nossa adoração é agradável a Deus quando lhe trazemos as intenções de viver com generosidade ... »(§ 104), pedir o apoio de São Tomás é uma manobra pelo menos questionável ... Também porque era necessário pelo menos lembrar que Thomas explica que a virtude tão esquecida da religião "é superior a todas as outras virtudes morais" (II-II Q. 81, A. 6), devido ao fato de que nos coloca em relação a Deus e está particularmente ligado à caridade;

  • De fato, "a razão está mais próxima de Deus do que as outras virtudes morais, porque realiza atos dirigidos direta e imediatamente à honra de Deus". Entre esses atos, como explicado no Catecismo (2095 ss.) São adoração, oração, sacrifício, promessas e votos.

  • É estranho que isso não se refira a uma exortação sobre a santidade, já que Thomas explica que "a religião é identificada com a santidade" (II-II, q.81, a 8, sc), porque em ambos os casos « a alma humana aplica-se ao próprio Deus e aos seus atos "; no caso da religião, principalmente para "os atos que se referem ao serviço de Deus", enquanto que para a santidade "também para todos os atos das outras virtudes que o homem se refere a Deus", certamente incluindo as obras de misericórdia.

  • Esta ordem de coisas não é encontrada na GE, que faz declarações unilaterais como a do § 107: "Quem realmente deseja dar glória a Deus com sua própria vida, que realmente deseja santificar-se porque sua existência glorifica o Santo, é chamado para atormenta-te, gasta e cansa-te a tentar viver as obras de misericórdia ». Ou ainda pior do que o § 26 : "Não é saudável amar o silêncio e evitar o encontro com os outros, desejar descansar e rejeitar a atividade, buscar a oração e subestimar o serviço ... Somos chamados a viver a contemplação. também no meio da ação, e nos santificamos no exercício responsável e generoso de nossa missão ".

Sem comentários: